- [email protected]
- Av. Natalino Joao Brescansin, 1315 Centro-Sul, Sorriso - MT
Os exames necessários para auxiliar em diagnósticos e avaliações e que pode variar de acordo com cada colaborador por causa de sua função ou atividade são muito importantes na saúde ocupacional para auxiliar na prevenção e detectar doenças em sua fase inicial ou até mesmo quando já implantada.
Conheça cada tipo de exame ocupacional
AUDIOMETRIA CLINICA E OCUPACIONAL
A audiometria é um exame que avalia a audição dos trabalhadores, a fim de identificar alterações preexistentes ou adquiridas em outras empresas durante o exercício da profissão, desta forma é de suma importância à realização do exame antes da admissão, assim como a necessidade de fazer o controle durante o período de permanência do trabalhador na empresa, de acordo com o determinado no PCMSO.
ESPIROMETRIA
A espirometria ocupacional é usada para medir a capacidade pulmonar do trabalhador, buscando a identificação de possíveis problemas ou doenças pulmonares adquiridas no desenvolvimento do trabalho, sendo de fundamental importância à realização para identificar alterações pulmonares em trabalhadores expostos aos agentes de risco como poeiras, sílica, plumas de algodão, névoas de agrotóxicos, vapores e neblinas, entre outros.
ACUIDADE VISUAL
O teste de acuidade visual mede a capacidade funcional dos olhos e tem como finalidade detectar
problemas que desaconselhem o examinado a exercer suas atividades laborais.
ELETROCARDIOGRAMA
O eletrocardiograma (ECG) na medicina ocupacional é utilizado para identificar possíveis problemas cardíacos em trabalhadores que estarão expostos as atividades laborativas de alto risco, como trabalho em altura, eletricidade de ata tensão, espaço confinado e motorista de carga pesada, tendo em vista buscar a prevenção e a segurança do trabalho.
ELETROENCEFALOGRAMA
O eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade cerebral espontânea, na medicina ocupacional é utilizado para identificar problemas neurológicos em trabalhadores que estarão expostos.
EXAMES LABORATORIAIS E RADIOGRAFIAS
Exames laboratoriais e exames de radiográficos, conhecidos também por Raio X, são fundamentais para diagnosticar ou controlar a evolução de várias doenças, como leucemias, diabetes mellitus, doenças hepáticas, intoxicações por defensivos, fraturas, pneumonia, tuberculose, entre outros. Os exames são determinados pelo PCMSO o qual segue os riscos apontados no PPRA, por isso a relevância de manter os documentos alinhados com os exames que são realizados a fim de diagnosticar com clareza a saúde do trabalhador, preservando a empresa de possíveis complicações futuras.
TOXICOLÓGICO
Art. 60. A realização dos exames toxicológicos previstos nos § 6º e § 7º do art. 168 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1943, por motoristas profissionais do transporte rodoviário coletivo de passageiros e do transporte rodoviário de cargas é regulamentada por esta Seção.
Art. 61. Os exames toxicológicos serão realizados previamente à admissão e por ocasião do desligamento.Com isso, os exames devem: ter janela de detecção para consumo de substâncias psicoativas, com análise retrospectiva mínima de noventa dias, para substâncias que causem dependência ou, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção, podendo ser utilizado, para essa finalidade, o exame toxicológico previsto na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, desde que realizado nos últimos sessenta dias; eser realizados e avaliados em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito, em especial a Resolução CONTRAN nº 691, de 27 de setembro de 2017, ou norma posterior que a venha substituir.
Em breve nossa equipe retornará através do WhstaApp enviado para continuar com seu atendimento.